Morrissey é o ilustre aniversariante do dia. Nascido no dia 22 de maio de 1959, Steven Patrick Morrissey ganhou destaque como o vocalista da banda The Smiths. Você confere as faixas do The Smiths e Morrissey na programação da FWR.
Como vocalista dos Smiths, sem dúvida a banda mais importante da Grã-Bretanha durante os anos 80, as letras poéticas de Morrissey, repletas de angústia romântica, alienação social e humor cortante, conectaram-se poderosamente a uma legião de pessoas igualmente sensíveis, assim como jovens insatisfeitos. Esses fãs transformaram os Smiths em estrelas na Grã-Bretanha, exercendo uma influência tremenda sobre grande parte da música do país por muitos anos após sua separação. Mesmo que o grupo continuasse sendo um cult underground nos Estados Unidos, eles tinham uma base de fãs que lentamente cresceu ao longo dos anos. De fato, poucos anos depois de Morrissey começar sua carreira solo com Viva Hate (1988), seu culto americano cresceu a ponto de se tornar mais popular nos Estados Unidos do que em sua terra natal, onde, no entanto, continuou sendo um criador de manchetes polêmicas perenes na imprensa da música. Após um período de silêncio por volta da virada do milênio, Morrissey lançou um retorno em 2004 com You Are the Quarry, um álbum cujo sucesso provou que ele ainda era uma das figuras mais intrigantes do rock alternativo.
Ele tem sido uma figura controversa ao longo de sua carreira musical devido às suas opiniões diretas e natureza franca, endossando o vegetarianismo e os direitos dos animais, criticando a realeza e políticos proeminentes e defendendo uma visão particular da identidade nacional inglesa enquanto criticava o efeito da imigração no Reino Unido.