No dia 22 de maio era lançado Tin Machine, álbum de estreia da banda Tin Machine. Você confere as faixas de Tin Machine na programação da FWR.
Uma gravação notável por muitos motivos, a estreia do Tin Machine antecede em quase meia década grande parte do alternativo rock orientado para a guitarra que se seguiu à explosão do grunge de 1991-1992. Isso não soa como Bowie em uma banda; faltam as peculiaridades e a teatralidade que caracterizam grande parte de seu trabalho solo. Essa é uma banda com atitude de banda, não exatamente o que os fãs queriam na época.
O guitarrista Reeves Gabrels oferece muito em termos de solos de guitarra ambiente, não muito diferente do trabalho de Adrian Belew. O baterista Hunt Sales fornece um vocal tenor pegajoso semelhante à própria voz de Bowie em um registro mais agudo; eles se misturam muito bem. A música é um hard-edged guitar rock com uma inteligência ausente em grande parte do trabalho do gênero na época. Os destaques incluem as emocionantes Prisoner of Love e Under the God. A banda faz uma reformulação em Working Class Hero de John Lennon, com um riff matador de metralhadora que permeou a faixa. O análogo mais forte do trabalho anterior de Bowie é um faixa de cinco minutos chamado I Can't Read; com suas guitarras deliberadamente desafinadas e vocais indiferentes, é uma bela obra de arte.
Este disco teria sido mais popular se tivesse sido lançado cinco ou seis anos depois.