Jean-Michel Jarre - Les Chants Magnétiques - 22 de maio de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 22/05/2024

No dia 22 de maio de 1981, era lançado Les Chants Magnétiques, quinto álbum do francês Jean-Michel Jarre. Você confere as faixas de Jean Michel Jarre na programação da FWR.

Les Chants Magnétiques foi o terceiro álbum consecutivo de Jean Michel Jarre a atualizar o trance progressivo atmosférico do Tangerine Dream para um público de synthpop (na época technopop) mainstream.

O lado longo Les Chants Magnétiques, Pt. 1 é o ápice do álbum e consiste em três movimentos distintos, o segundo movimento mais lento sendo fortemente carregado com trabalhos de samples. Les Chants Magnétiques foi um dos primeiros a usar o sampling como elemento musical e representa um afastamento do som dos discos anteriores de Jarre. O disco é tão melódico e inventivo quanto o álbum Oxygen, embora não tão consistentemente criativo.

O disco tem títulos oficiais em francês e inglês. O título francês, Les Chants Magnétiques, é um jogo de palavras. Traduzido literalmente para o inglês, significa "Magnetic Songs" ou "Magnetic Singing". Falado em voz alta, no entanto, soa o mesmo que "Les Champs Magnétiques" (literalmente: Magnetic Fields), devido às palavras francesas chants (canções ou canto) e champs (campos) serem homófonas. Como esse não é o caso em inglês, o título mais direto "Magnetic Fields" foi usado. Na legenda da foto 5 na capa interna do álbum, a palavra "champs" em "champs magnétiques" está riscada e a palavra "chants" está escrita acima dela.

 

Comentários