Robert Moog faria 90 anos hoje. Nascido no dia 23 de maio de 1934, Robert Arthur Moog foi um engenheiro físico americano e precursor da música eletrônica.
O pioneiro Bob Moog, criador do sintetizador Minimoog, revolucionou a música. Antes da invenção de Moog, os sintetizadores eram instrumentos grandes e indisciplinados que podiam facilmente ocupar uma sala inteira (laboratório). Lançado em 1970, o Minimoog foi o primeiro sintetizador facilmente portátil e trouxe o que havia sido música eletrônica para as massas e o palco; lançando assim as bases para o teclado moderno e as maravilhas baseadas em MIDI.
A artista/engenheira Wendy Carlos comprou um dos instrumentos do Moog e o usou para criar o álbum inovador Switched on Bach. Certificado de Ouro, o LP alcançou a décima posição pop na primavera de 1969. Seu sucesso fez com que a demanda pelos instrumentos de Moog disparasse. Sua linha se expandiu para incluir o Polymoog, o Multimoog, o Memorymoog e o strap-on Liberation.
Em 1971, o nome da empresa foi mudado para Moog Music Inc.. Dois anos depois, a empresa tornou-se uma divisão da Norlin Music Inc., com Moog atuando como presidente da Moog Music até 1977. De 1984 a 1988 Moog foi consultor em tempo integral e vice-presidente de pesquisa de novos produtos da Kurzweil Music Systems.
Moog foi diagnosticado com um tumor cerebral glioblastoma multiforme em 28 de abril de 2005. Ele morreu em 21 de agosto de 2005 aos 71 anos em Asheville, Carolina do Norte.