Wayne Hussey (Dead or Alive, The Sisters of Mercy e The Mission) - 26 de maio de 1958
Músicos / Artistas
Publicado em 27/05/2024

Wayne Hussey é o ilustre aniversariante do dia. Nascido no dia 26 de maio de 1958, Jerry Wayne Hussey é conhecido como o vocalista do The Mission e por ter sido guitarrista do The Sisters of Mercy. Você confere as faixas do Dead or Alive, The Sisters of Mercy e The Mission na programação da FWR.

Ex integrante do Dead or Alive e The Sisters of Mercy, bem como vocalista e guitarrista do The Mission, Wayne Hussey foi uma das figuras essenciais no sucesso da cena gótica dos anos 80.

Descoberto por Pete Burns na cena punk de Liverpool, Hussey se juntou ao Dead or Alive em 1981, antes de sair três anos depois, na véspera do lançamento de seu álbum de estreia, Sophisticated Boom Boom, grande parte do qual Hussey coescreveu. Ele substituiu Ben Gunn no The Sisters of Mercy, aparecendo em seu álbum de 1985, First and Last and Always, antes que ele e o baixista Craig Adams se afastassem para formar sua própria banda, The Mission, devido a diferenças pessoais com o vocalista Andrew Eldritch.

O The Mission gravou dez álbuns de estúdio durante uma carreira de 23 anos, antes de se separar pela segunda vez em 2008. Hussey trabalhou continuamente em projetos solo ao longo deste período, gravando um hino não oficial para a vitória do Liverpool FC na Champions League de 2005, tocando ao vivo com Gary Numan e The Cure, e produção de discos para bandas como Gossamer e The Flowers of Romance.

Em 2009, ele lançou seu álbum solo de estreia, Bare, apresentando novas interpretações do Mission e versões cover do U2, Beach Boys e My Funny Valentine.

Em 2019, Hussey lançou sua autobiografia, Salad Daze.

Hussey atualmente mora em São Paulo, e é casado com a atriz brasileira Cinthya e tem dois filhos de relacionamentos anteriores.

 

Comentários