Roland Gift é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 28 de maio de 1962, Roland Lee Gift é o ex-vocalista e líder da banda Fine Young Cannibals. Você confere as faixas do Fine Young Cannibals na programação da FWR.
A primeira gravação de Gift, onde tocou saxofone, foi com a banda de ska, Akrylykz. Embora não tenha sido bem sucedida, a banda chamou a atenção de Andy Cox e David Steele do The Beat. Akrylykz fez uma turnê com o Beat, o que o levou, por volta de 1985, a pedir para David Steele para ser o vocalista de sua nova banda, Fine Young Cannibals. Depois de dois álbuns e vários sucessos, o FYC se separou em 1992, retornando brevemente ao estúdio em 1996 para gravar um novo single, The Flame.
Em 2002, Roland Gift lançou seu primeiro e até então único álbum solo intitulado Roland Gift.
Gift apareceu no 20º programa anual Hootenanny de Jools Holland, que foi ao ar durante a noite na BBC2 em 31 de dezembro de 2012/1 de janeiro de 2013, o último a ser gravado no BBC Television Center. Gift cantou os sucessos do Fine Young Cannibals, Good Thing e Suspicious Minds. Ele foi o vocalista convidado na turnê de 2013 de Jools Holland.
No cinema, Gift teve seu primeiro papel no cinema no filme Sammy and Rosie Get Laid de 1987, e também apareceu em Out of Order no mesmo ano.
Em dezembro de 1992, ele começou a primeira de cinco aparições como o vilão imortal Xavier St. Cloud na série de televisão Highlander: The Series, e apareceu em um episódio da série Heartbeat na Yorkshire TV.
Em 2020, ele estrelou como Johnny Holloway, um ex-pop star enviado para a prisão, no drama musical da BBC Radio 4, Return To Vegas, uma peça para a qual ele escreveu e cocompôs a música (com Gift trabalhando nas canções com Mike Ben, irmão de Barson dos Madness).