Tim Burgess é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 30 de maio de 1967, Timothy Allan Burgess é o vocalista da banda The Charlatans. Você confere as faixas de The Charlatans na programação da FWR.
Burgess herdou os lábios volumosos e a arrogância do rock & roll de Mick Jagger antes que Liam Gallagher do Oasis se tornasse famoso por eles. Quando Burgess estreou com seu grupo, os Charlatans, no final dos anos 80, ele soava quase intercambiável com muitos dos artistas da Inglaterra da época, franja, calças largas e vocais distantes, mas abraçando outros estilos musicais e avançando, ele realmente sobreviveu a seus contemporâneos. Burgess pode não receber elogios da crítica, menções nos tabloides britânicos e sucessos nas paradas das bandas que o influenciaram ou que ele ajudou a inspirar, mas ele construiu silenciosamente uma carreira sólida com um trabalho impressionante que transcendeu madchester, shoegaze e britpop, movimentos com os quais seu grupo flertou.
O álbum solo de estreia de Burgess, I Believe, foi lançado na Europa em 2003. O segundo, Oh No I Love You, foi gravado em sua casa nos EUA, em 2012.
Burgess contribuiu com os vocais para a canção de 1993 do Saint Etienne, I Was Born on Christmas Day. Burgess contribuiu duas vezes com os vocais para faixas dos The Chemical Brothers: Life Is Sweet de 1995, e The Boxer de 2005, Ele também é integrante do The Chavs, junto com Carl Barât (The Libertines) e Jamie Reynolds (The Klaxons).
Em março de 2020, quando a pandemia de COVID-19 resultou no cancelamento da maioria dos shows, Burgess deu início à "Tim's Twitter Listening Party", onde ele tuitava enquanto ouvia um álbum com um ou mais convidados, normalmente um integrante da banda. Mais de 700 festas foram realizadas no primeiro ano.