No dia 30 de maio de 1994 era lançado Closer, single do álbum The Downward Spiral do Nine Inch Nails. Você confere essa e outras faixas do Nine Inch Nails na programação da FWR.
A letra da música às vezes é entendida como sendo sobre as frustrações sexuais que não se conseguem superar. Uma outra teoria, porém, pode representar a voz dentro da cabeça de um estuprador. "Ajude-me a fugir de mim mesmo" e "Você pode ficar com o meu isolamento" implica que, depois de violentar sua vítima, ele está disposto a ir para a cadeia. A frase, "Você pode ter minha falta de fé, você pode ter tudo de mim" significa que toda a sua vida se foi uma vez na prisão. É basicamente uma música sobre uma obsessão que não se pode controlar.
Um remix dessa música toca durante os créditos de abertura do filme Se7en. Esta versão pode ser encontrada no CD-single Closer To God.
O clipe foi dirigido por Mark Romanek e foi filmado com uma câmera acionada manualmente. Como a música, o vídeo é cru e perturbador, completo com escravidão, nudez e um macaco amarrado a um crucifixo. Quando a MTV mostrou interesse, ela editou para veiculação e o vídeo original foi rodando na rede com sucesso. Quanto ao macaco, Romanek insiste que ele nunca foi ferido e que um representante da ASPCA estava no set para garantir sua segurança.
A linha de batida de Closer é construída em torno de um sample fortemente modificado do bumbo da canção de 1977 de Iggy Pop. Nightclubbing.
O baterista do Mötley Crüe, Tommy Lee, disse sobre a música: "Qual é, cara! Eu quero te foder como um animal'? Essa é a música de foda de todos os tempos. Essas são batidas de foda pura, Trent Reznor sabia o que estava fazendo. Você pode foder, você pode dançar e você pode quebrar a merda toda com isso".