Echo and the Bunnymen - Heaven Up Here - 30 de maio de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 30/05/2024

No dia 30 de maio de 1981 era lançado Heaven Up Here, segundo álbum da banda Echo and the Bunnymen. Você confere as faixas do Echo and the Bunnymen na programação da FWR.

Após sua estreia mais psicodélica, Crocodiles, o Echo retornou em 1981 com o álbum mais sombrio e talvez mais experimental de sua carreira. A força de Heaven Up Here é a maneira pela qual os Bunnymen trabalham juntos perfeitamente para moldar a dinâmica de cada música (a tensão subjacente crescente de Turquoise Days é um excelente exemplo). Ian McCulloch, tendo encontrado sua confiança de marca registrada, canta com abandono e paixão crescentes ao longo do álbum. Do mesmo modo, a forma de tocar guitarra de Will Sergeant, notavelmente livre da estrutura verso-refrão e riffs pop, está no seu melhor; sua atuação em No Dark Things é puro skronk ao estilo de Andy Gill.

A trinca de abertura do álbum, Show of Strength, With a Hip e Over the Wall, são particularmente eficazes, estabelecendo o tema de desconfiança e inquietação que continua ao longo do álbum. Na verdade, mesmo o único single do álbum, A Promise, dificilmente é um material pop leve. Mas a mensagem por trás dessa escuridão, especialmente nas letras de McCulloch, é uma chamada para superar em vez de chafurdar, já que o álbum termina com a relativamente eufórica All I Want.

Sentado confortavelmente ao lado do trabalho pioneiro de contemporâneos como Joy Division/New Order e o início do PIL e Cure, este é um excelente exemplo, e no final, influente, do post punk atmosférico. Tendo alcançado o Top Ten britânico, Heaven Up Here é altamente considerado entre os fãs do Echo and the Bunnymen precisamente pelos motivos que, aparentemente, o tornam um dos álbuns menos acessíveis do catálogo da banda.

 

Comentários