Martin Hannett - 31 de maio de 1948
Músicos / Artistas
Publicado em 31/05/2024

Martin Hannett faria 76 anos hoje. Nascido no dia 31 de maio de 1948, James Martin Hannett, inicialmente creditado como Martin Zero, foi um produtor musical inglês e um parceiro/diretor da Factory Records de Tony Wilson. Você confere as faixas dos discos produzidos por Martin Hannett na programação da FWR.

Um produtor importante por trás de uma série de discos influentes feitos entre o final dos anos 70 e o início dos anos 90, o nome Martin Hannett é provavelmente mais reconhecido nos créditos de singles e álbuns lançados por Joy Division e New Order. Do lendário Spiral Scratch dos Buzzcocks (creditado como Martin Zero) ao primeiro single do Stone Roses, Hannett ajudou a definir o som de sua cidade natal, Manchester.

Hannett foi um grande defensor da eletrônica, convencendo o apreensivo Joy Division a adicionar sintetizadores a Unknown Pleasures, de 1979. Este disco mostra melhor a paixão do produtor por sons de bateria, delay digital e elementos atmosféricos/não musicais.

Entre o final de 1981 e 1985, Hannett esteve completamente ausente do estúdio, tornando-se mais dependente da heroína. O suicídio de Ian Curtis, amigo íntimo e cantor do Joy Division, em 1980, também o perturbou e seus problemas com as drogas e financeiros começaram a surgir em sua carreira.

Depois de mover um processo contra a Factory, Hannett finalmente acertou suas dívidas com Tony Wilson, bem o suficiente para voltar a gravar com o Happy Mondays. As outras produções de Hannett incluíam U2, ESG e Magazine. Ele voltou a trabalhar no final dos anos 80 e início dos 90, juntando-se esporadicamente aos Happy Mondays e aos Kitchens de Distinction.

Hannett foi encontrado morto em sua casa, vítima de insuficiência cardíaca, por sua enteada em 18 de abril de 1991.

 

Comentários