Alan Wilder é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 1 de junho de 1959, Alan Charles Wilder é um músico, compositor, arranjador, produtor musical e ex-integrante do Depeche Mode. Você confere as faixas do Depeche Mode e Recoil na FWR.
Após a saída de Vince Clarke, o Depeche Mode publicou um anúncio na Melody Maker: "Precisamos de um tecladista para uma banda estabelecida, sem perda de tempo". Embora o anúncio procurasse alguém com menos de 21 anos (Alan tinha 22), ele mentiu sobre sua idade para conseguir o emprego. Ele se juntou ao Depeche Mode em janeiro de 1982, inicialmente como tecladista de turnê e logo depois como integrante titular da banda.
Alan sempre experimentou suas próprias idéias, mas só após Daniel Miller ouvir algumas de suas demos (gravadas em um K7 de 4 pistas) e se oferecer para produzi-las, que a realidade do Recoil veio à tona. As primeiras gravações revelaram a posição de Alan como um pioneiro no mundo emergente da tecnologia de samples e demonstraram como ele poderia transformar o som do Depeche para criar algo inteiramente novo. Simplesmente intitulada '1 + 2', sua primeira coleção de demos foi discretamente lançada como um mini-álbum no verão de 1986, junto com o álbum top cinco do Depeche Mode, Black Celebration.
Após sua separação do Depeche Mode em 1995, Wilder foi abordado por Robert Smith com uma oferta para se juntar ao Cure. Wilder recusou respeitosamente. De acordo com o próprio Wilder, a possibilidade foi oferecida em nome do Cure por Daryl Bamonte (gerente de turnê do Depeche e do Cure, e irmão do membro do Cure Perry Bamonte), e ele recusou, pois entrar em outra banda era a última coisa que tinha em mente.
Wilder se reuniu brevemente com o Depeche Mode durante o show do Teenage Cancer Trust no Royal Albert Hall em Londres em fevereiro de 2010, e teve uma recepção arrebatadora. Durante o evento, Alan acompanhou Martin Gore ao piano em Somebody. Ele também compareceu ao show do Depeche Mode na O2 em 20 de fevereiro de 2010.