Dave Gahan - Paper Monsters - 2 de junho de 2003
Álbuns / Singles
Publicado em 03/06/2024

No dia 2 de junho de 2003 era lançado Paper Monsters, álbum de estúdio solo de estreia de Dave Gahan. Você confere as faixas de Dave Gahan na programação da FWR.

Como vocalista do Depeche Mode, Dave Gahan parecia estar muito distante das armadilhas comuns do estrelato. Embora o grupo flertasse com conotações sombrias ao longo de sua carreira, eles mantiveram uma imagem bastante limpa. No início dos anos 90, entretanto, Gahan mudou-se para Los Angeles, ficou viciado em heroína e bebida e mergulhou na cena grunge. Quando o Depeche Mode se reagrupou para gravar Songs of Faith & Devotion, Gahan se transformou no perene viciado. À medida que seus vícios pioravam, Gahan perdeu seus amigos e, por alguns minutos, perdeu a vida antes que os paramédicos o reanimassem após uma farra de drogas. Seguindo a jornada de Gahan através da reabilitação física e mental, Paper Monsters é o que muitos esperariam, uma coleção de material retirado de seus vícios e renascimento espiritual. Enquanto as letras de Paper Monsters carecem da profundidade e da ironia inteligente associadas às do colega de banda Martin Gore, Gahan domina as insinuações, muitas vezes escondendo as verdadeiras identidades de seus súditos.

A ideia de lançar um álbum solo ficou mais intensa quando ele começou a tocar com o amigo e multi-instrumentista Knox Chandler. Eles, junto com o produtor Ken Thomas (Sigur Rós), moldaram as ideias de Gahan em uma mistura de rock injetado de blues pantanoso, música eletrônica urbana e balada atmosférica.

Paper Monsters é uma estreia solo competente e, embora não se afaste muito dos moldes de Depeche, Gahan consegue colocar sua própria marca nas canções. Paper Monsters finalmente aponta para seu otimismo para o futuro.

 

Comentários