No dia 5 de junho de 1989 era lançado Methods of Silence, segundo álbum da banda alemã Camouflage. Você confere as faixas do Camouflage na programação da FWR.
O single Love is a Shield alcançou a posição 9 nas paradas alemãs e na posição 20 na American Billboard Modern Rock Tracks, tornando-se a canção de maior sucesso dos alemães. O álbum alcançou a posição #13 nas paradas alemãs de discos.
O Camouflage continuou no álbum sendo a banda que trouxe muitas coisas boas do Depeche Mode para a mesa, mas que explorou esse universo sonoro de uma forma um pouco diferente. Infelizmente, eles não fizeram o mesmo esforço em relação à imagem e aos programas ao vivo, mas isso é outra história.
A banda montou um novo estúdio, Boys Factory 2, perto de sua cidade natal, antes de entrar no Synsound Studio em Bruxelas no início de 1989. O produtor, Dan Lacksman (conhecido por seu trabalho com a Telex), usou tecnologia moderna e antiga para criar o novo álbum. A banda recebeu mais liberdade criativa devido ao seu sucesso dos disco anterior.
A Allmusic escreveu que o "material do álbum contrastava fortemente com a vibração da década seguinte" referindo-se ao declínio do synthpop no início da década de 1990. Os álbuns, no entanto, foram notados por sua precisão sonora e dependência de estruturas de canções pop.