Rush - Tom Sawyer - 6 de junho de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 06/06/2024

Em junho de 1981 era lançado Tom Sawyer, single do álbum Moving Pictures do Rush. Você confere essa e outras faixas do Rush na programação da FWR.

A letra é vagamente baseada em um personagem que Mark Twain criou em seu primeiro romance, As Aventuras de Tom Sawyer. O livro foi publicado em 1876. No livro de Twain, Tom encontra seu caminho em diferentes tipos de contratempos aventureiros. Ao longo do romance, Tom amadurece e experimenta muitos ritos de passagem.

Devido a mudanças culturais e sociais, algumas cópias de escolas públicas foram editadas, removendo certas partes que foram consideradas ofensivas.

Pye Dubois, que é o letrista da banda Max Webster, colaborou na música. Esta faixa começou como uma canção de Max Webster intitulada Louis The Warrior. No boletim informativo do Rush Backstage Club de dezembro de 1985, o baterista e letrista Neil Peart disse: "Tom Sawyer foi uma colaboração entre mim e Pye Dubois, um excelente letrista que escreveu as letras para Max Webster. Sua letra original era uma espécie de retrato de uma pessoa moderna e rebelde, um individualista de espírito livre caminhando pelo mundo com os olhos abertos e decididos. Eu adicionei o tema de reconciliar o menino e o homem em mim, e a diferença entre o que as pessoas são e o que os outros percebem que elas são".

Durante a primeira seção instrumental desta música, a fórmula de compasso muda para 7/8. A escolha incomum na fórmula de compasso é consistente com outras canções do Rush.

“Tom Sawyer é a nossa marca registrada”, diz o guitarrista do Rush, Alex Lifeson. “Musicalmente é muito poderosa e liricamente tem um espírito que ressoa em muitas pessoas. É uma espécie de hino".

 

Comentários