Júlio Barroso (Gang 90) - 18 de novembro de 1953
Músicos / Artistas
Publicado em 08/06/2024

Singela homenagem a Júlio Barroso. Nascido em 18 de novembro de 1953, Júlio Barroso foi o líder fundador da banda Gang 90 & As Absurdettes. Você confere as faixas da Gang 90 na programação da FWR.

No início, em 1976, Julio Barroso assinava a coluna Mundo Black na revista Pop e colaborava com a revista Som Três.

Em 1977, residiu por um ano em Nova York. De volta ao Brasil, atuou como DJ em casas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 1981, fundou a banda Gang 90 & As Absurdettes, contratada pela WEA. A gravadora inscreveu o grupo no festival MPB-Shell de 1981 com Perdidos na Selva (Júlio Barroso). Após o sucesso inicial a gravadora dispensou o grupo e Júlio voltou aos EUA.

Durante suas viagens a NY, Júlio Barroso ficou atento ao que acontecia no mundo da música. Assim, conheceu o movimento post punk inglês e a new wave americana com The Police, Echo & Bunnymen, The B52's e principalmente Kid Creole & The Coconuts. Com essa eclética formação musical, misturando uma leitura tropicalista do espírito antropofágico, a atitude do rock e o "faça você mesmo" herdado do movimento punk, acabou formando a Gang 90 & As Absurdettes.

Em 1983, o grupo é convidado pela RCA e lança o LP Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes, com a participação de Lobão, Guilherme Arantes, Wander Taffo, Gigante Brazil, Alice Pink Pank, Hernan Torres, May East entre outros. Destacam-se no disco as canções Perdidos na Selva, Telefone e Nosso Louco Amor, tema da novela Louco Amor.

Em 1984, com a saída de alguns integrantes, a Gang 90 é reformulada sem as Absurdettes no título. Enfrentando problemas com drogas e alcoolismo, morreu tragicamente ao cair da janela de seu apartamento, no 11º andar, em São Paulo.

Em 1991, sua irmã, Denise Barroso, lançou o livro póstumo, A Vida Sexual do Selvagem, em homenagem ao irmão.

 

Comentários