Catherine Wheel - Ferment - 9 de junho de 1992
Álbuns / Singles
Publicado em 09/06/2024

No dia 9 de junho de 1992 era lançado Ferment, álbum de estreia da banda Catherine Wheel. Você confere as faixas do Catherine Wheel na programação da FWR.

Centrado em versões regravadas de quatro canções dos dois singles lançados pelo selo Wilde Club e os sete minutos apaixonantes de Black Metallic, que foi referida como a Like a Hurricane dos anos 90, Ferment estabeleceu firmemente Catherine Wheel entre o contingente shoegaze do início dos anos 90. A banda continuaria a denunciar a tag shoegaze, mas era adequada, pelo menos com tudo o que eles lançaram antes de Chrome de 1993. Junto com bandas como Lush, Ride e Slowdive, Catherine Wheel enterrou suas melodias para cantar junto em ondas de distorção e valores de produção borrados. Rob Dickinson (primo de Bruce Dickinson do Iron Maiden) ainda não tinha encontrado conforto como vocalista, então sua emoção um tanto atordoada combinou com a produção confortável de Tim Friese-Greene.

Uma boa parte das bandas lançadas na mesma categoria de Catherine Wheel foram criticadas por falta de conhecimento de seus instrumentos, mas uma escuta de Ferment deve provar que eles dificilmente eram amadores. O emprego de numerosos pedais de guitarra não serviu como um estratagema de fumaça e espelhos, e Friese-Greene sabia o suficiente para permitir espaço para o baixista Dave Hawes e o baterista Neil Sims flexionar seus músculos hábeis. Dickinson e o guitarrista Brian Futter eram imensamente habilidosos e complementares desde o início da banda; certamente eles eram uma das duplas de guitarras mais desconhecidas de seus irmãos estilísticos. Como todas as estreias finas, Ferment é emocionalmente variado, indo da luxúria (I Want to Touch You) à felicidade (Shallow e Salt). Um disco excelente e acolhedor.

 

Comentários