No dia 10 de junho de 1985 era lançado Fables of the Reconstruction, terceiro álbum do R.E.M.. Você confere as faixas do R.E.M. na programação da FWR.
Para seu terceiro álbum, o R.E.M. fez um disco consciente para romper com as tradições estabelecidas por Murmur e Reckoning, optando por gravar na Inglaterra com o lendário produtor de folk-rock, Joe Boyd. Por vários motivos, as sessões foram difíceis e essa tensão é evidente no disco. Uma reflexão sombria e temperamental sobre o folk americano, não apenas a música, mas seus mitos, Fables é um folk psicodélico rústico e assustador, repleto de texturas sonoras misteriosas. Algumas luzes surgem ocasionalmente, como em Can't Get There From Here, mas as guitarras ressoantes e letras enigmáticas da marca registrada do grupo tornaram-se sinistras, dando até mesmo canções como Driver 8 uma borda sinistra.
Fables é mais inconsistente do que seus dois predecessores, mas o grupo demonstra um crescimento musical considerável, particularmente na forma como evoca perfeitamente as estranhas lendas rurais do sul. E muitas das canções do álbum, incluindo Feeling Gravitys Pull, Maps and Legends, Green Grow the Rushes, Auctioneer (Another Engine) e o par mencionado anteriormente, estão entre as melhores da banda.