The Clash - Rock the Casbah - 11 de junho de 1982
Álbuns / Singles
Publicado em 11/06/2024

Em junho de 1982 chegava às lojas Rock the Casbah single do álbum Combat Rock do The Clash. Você confere essa e outras faixas do The Clash na programação da FWR.

O baterista do Clash, Topper Headon, escreveu a música e a letra original. Em uma entrevista, o vocalista Joe Strummer afirmou que "o verdadeiro gênio de Rock The Casbah era Topper". A triste ironia é que Headon foi demitido do grupo por causa de seus problemas com drogas na época em que a música se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos.

Joe Strummer decidiu levar a letra em uma direção diferente, já que a letra original era uma ode suja e pornográfica para a namorada de Headon. A primeira linha da letra reescrita por Strummer teve uma gênese específica: a frase do empresário Bernie Rhodes irritado durante as gravações: "Tudo tem que ser tão longo quanto uma raga?!". Isso serviu de inspiração para o restante da letra, sobre as pessoas desafiando a proibição da música disco pelo governante árabe (Shareef).

Casbah (também chamado de "Qasbah" ou "Kasbah") refere-se a áreas muradas em muitas cidades do Norte da África, especialmente na Argélia. A letra usa muitos termos diferentes no contexto humorístico da língua e cultura árabe, hebraica, turca e sânscrita, junto com a casbah há também sharifs, beduínos, xeiques, kosher, raga e minerets na música.

Este foi o maior sucesso do Clash nos Estados Unidos, junto com Train In Vain. Com efeitos sonoros eletrônicos e um vídeo intrigante, isso agradou aos americanos mais do que qualquer outra música do Clash. Para muitos jovens nos Estados Unidos, The Clash era conhecido como uma importação britânica com uma música dançante e cativante. Na Inglaterra, eles foram reverenciados por abrirem novos caminhos como rebeldes do rock.

 

Comentários