David Bowie - Ziggy Stardust - 16 de junho de 1972
Álbuns / Singles
Publicado em 17/06/2024

No dia 16 de junho de 1972 era lançado The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (muitas vezes abreviado para Ziggy Stardust), quinto álbum de estúdio de David Bowie. Você confere as faixas de David Bowie na programação da FWR.

Tomando emprestado muito do glam rock de Marc Bolan e do choque visionário de A Laranja Mecânica, David Bowie voltou ao hard rock de The Man Who Sold the World em The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.

Construído como um álbum de conceito sobre um astro do rock andrógino alienígena chamado Ziggy Stardust, a história se desfaz rapidamente, mas as letras fraturadas e paranoicas de Bowie evocam um futuro decadente, e a música ecoa um medo apocalíptico e nuclear. Desenvolvendo a mistura metálica desequilibrada com guitarras mais pesadas, canções pop genuínas, seções de cordas, teclados e um floreio cinematográfico, Ziggy Stardust é uma matriz chamativa de riffs, ganchos, melodrama, estilo e o culminar lógico do glam. Mick Ronson toca com um toque independente que revigora faixas como Suffragette City, Moonage Daydream e Hang Onto Yourself, enquanto Lady Stardust, Five Years e Rock'n'Roll Suicide têm um grande senso de drama encenado anteriormente inédito no rock & roll. E esse senso de teatro autoconsciente é parte da razão pela qual Ziggy Stardust soa tão estranho. Bowie tem sucesso não apesar de suas pretensões, mas por causa delas, e Ziggy Stardust, familiar na estrutura, mas estranho na performance, é a primeira vez que sua visão e execução se encontram de uma forma tão grandiosa e abrangente.

 

Comentários