No dia 19 de junho de 1981 era lançado Only a Lad, álbum de estreia do Oingo Boingo. Você confere as faixas do Oingo Boingo na programação da FWR.
Danny Elfman, que mais tarde escreveria a trilha de Os Simpsons, Batman bem como incontáveis trilhas sonoras de filmes, formou o Oingo Boingo em 1977, mas não foi no lançamento de Only a Lad em 1981 que eles alcançaram o reconhecimento.
Only a Lad contém elementos óbvios da new wave, mas não se mantém em nenhum estilo por muito tempo, ondulando sobre um vasto terreno musical. Ska, new wave, clássico, punk, todos eles fazem pelo menos pequenas aparições. A musicalidade da banda, mesmo neste estágio relativamente inicial, excede em muito a maioria de outras bandas da época, e a habilidade de composição de Elfman oferece um vislumbre claro do que estava por vir. A voz de Elfman se encaixa perfeitamente no contexto dos anos 80, mas fora isso, o álbum soa muito à frente de seu tempo.
É provavelmente uma coisa boa que esta coleção particular do Oingo Boingo nunca tenha alcançado um nível de destaque muito alto, porque o conteúdo lírico de Only a Lad poderia tê-los colocado em um sério perigo. Embora nunca seja vulgar, o álbum embaralha descaradamente tabus sem remorso, escrevendo do ponto de vista de um pedófilo em Little Girls, discutindo de maneira não tão clandestina sobre masturbação em Nasty Habits e geralmente adotando uma atitude socialmente caprichosa e irreverente. A única faixa não escrita por Elfman é um tributo estelar ao clássico cover dos Kinks, You Really Got Me. Mais tarde citado como uma influência por bandas tão diversas como Nirvana, Mr. Bungle e Fishbone, este álbum resiste bem ao teste de múltiplas audições e seria uma adição valiosa a qualquer coleção de álbuns.