Ray Davies (The Kinks) - 21 de junho de 1944
Músicos / Artistas
Publicado em 21/06/2024

Ray Davies é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 21 de junho de 1944, Sir Raymond Douglas Davies, CBE, foi o líder do The Kinks. Você confere as faixas do The Kinks na programação da FWR.

Os Kinks sempre foram apenas um grupo de apoio para Davies, que escreveu e cantou quase todas as suas canções com apenas a contribuição ocasional de seu irmão Dave, que tocava guitarra. Ray quis dissolver o grupo e seguir carreira solo, mas durante anos o mais perto que ele chegou disso foi pegar credito solo pela trilha sonora de seu filme de 1985, Return to Waterloo (que ele escreveu e dirigiu), embora a música soa tanto como os Kinks quanto em qualquer disco normal do Kinks.

Durante os anos 90, os Kinks gradualmente se tornaram inativos e Davies seguiu outros projetos, começando com suas memórias semificcionais de 1995, X-Ray. Ele apoiou o livro com uma série de concertos legendados como Storyteller, O próprio Davies lançou um livro intitulado Storyteller, repleto de contos, e um álbum com o mesmo título. Esse álbum foi seu primeiro trabalho solo desde Return to Waterloo, e foi lançado em 1998.

Em 2006, o álbum Other People's Lives apareceu, seguido por Working Man's Café em 2007. Dois anos depois, em 2009, Davies lançou arranjos orquestrais corais de alguns de seus sucessos para The Kinks Choral Collection. Davies então se dedicou a See My Friends, um projeto de álbum onde revisitou seu catálogo com a ajuda de admiradores como Bruce Springsteen, Metallica, Alex Chilton, Black Francis, Jackson Browne e Spoon.

Davies publicou um segundo livro de memórias, Americana, em 2013. Também naquele ano, Davies foi nomeado cavaleiro pelo Príncipe Charles. Uma continuação de seu lançamento inspirado em memórias, Our Country: Americana Act 2, chegou em 2018.

Comentários