Anja Huwe é outra aniversariante do dia. Nascida no dia 21 de junho de 1958, Anja Huwe foi a vocalista do Xmal Deutschland. Você confere as faixas do Xmal Deutschland na programação da FWR.
Fundada em 1980 com uma formação totalmente feminina, o Xmal Deutschland lançou seu primeiro single, Schwarze Welt, em 1981. Em 1982, a banda lançou "Incubus Succubus".
Enquanto o público alemão foi menos receptivo, a abertura de uma turnê no Reino Unido para os Cocteau Twins resultou em um contrato com a 4AD. Seu álbum de estreia, Fetisch, e os singles Qual e Incubus Succubus II foram lançados em 1983. Manuela Zwingmann deixou a banda após um ano, sendo substituída por Peter Bellendir. Esta formação, Huwe/Rickers/Sangster/Ellerbrock/Bellendir foi a mais duradoura. O single Reigen e o álbum Tocsin foram lançados em 1984, seguido por uma turnê mundial. Tocsin alcançou a posição 86 no UK Albums Chart. Após o lançamento do disco Viva de 1987, Manuela Rickers, Fiona Sangster e Peter Bellendir deixaram o grupo. Anja Huwe e Wolfgang Ellerbrock continuaram a trabalhar com Frank Z, Henry Staroste e Curt Cress e gravaram o LP Devils de 1989. Este também provou ser o último lançamento de Xmal Deutschland, mostrando uma mudança de direção em direção ao pop mainstream.
Durante os anos 90, Huwe se interessou por techno e trance e trabalhou como produtora e editora para a VIVA TV, apresentando um programa de dance music chamado HouseFrau. Ela também se tornou uma artista visual em tempo integral, criando pinturas e instalações.
A amiga de longa data de Huwe, Mona Mur, ajudou a convencê-la a voltar a fazer música, e as duas trabalharam juntas no estúdio de Mur em Berlim por um ano e meio, com a contribuição da ex-guitarrista do Xmal Deutschland, Manuela Rickers. A estreia solo de Huwe, Codes, foi lançada pela Sacred Bones em 2024, quando a gravadora lançou simultaneamente uma coleção dos primeiros singles de Xmal Deutschland.