No dia 25 de junho de 1987 era lançado Cleanse Fold and Manipulate, terceiro álbum do Skinny Puppy. Você confere as faixas do Skinny Puppy na programação da FWR.
Embora contenha uma das melhores faixas da banda, Deep Down Trauma Hounds, Cleanse em última análise parece um ponto de virada, onde a experimentação está apenas começando a se fundir com a inovação e o som marca registrada da banda que está se formando rapidamente diante de nossos ouvidos. Mas grande parte do álbum parece uma série de interlúdios ou fragmentos instrumentais ambientais. Ainda assim, os fãs de música industrial apreciarão as batidas formidáveis do álbum e os samples grosseiros que parecem ser gerados a partir da distorção dos sons de máquinas pesadas. Talvez mais do que qualquer outro álbum na discografia do Skinny Puppy, os vocais de Ogre funcionam como um fluxo de demência consciente da palavra falada, com mais ênfase em tons malignos do que em qualquer relação com sua música. Depois do exemplo de Perry Mason em Deep Down Trauma Hounds, um aviso especial deve ser dado a sinistra e assombrada Addiction; o sample inquietante e assustador de Shadow Cast, que apresenta samples de gelar o sangue de Dennis Hopper em The Texas Chainsaw Massacre 2; e a tapeçaria geral do mal que é Draining Faces, que sugere a um ouvinte que eles encontraram o ritual de sacrifício de um goblin em algum reino estrangeiro.
Ainda mais interessante do que a maioria da produção de seus colegas e seguidores, Cleanse, Fold and Manipulate é ainda melhor para os fãs obstinados do Skinny Puppy, especialmente aqueles que favorecem o ambiente sombrio, sinistro e primitivo da banda para o tormento total que iria se desenvolver gradualmente nos próximos cinco álbuns.