Em junho de 1988 era lançado Dream of Life, quinto álbum de Patti Smith. Você confere as faixas de Patti Smith na programação da FWR.
A grande diferença entre os quatro álbuns de Patti Smith dos anos 1970 e seu retorno à ação após nove anos está na escolha do colaborador. Onde o principal associado de Smith era Lenny Kaye, um guitarrista deliberadamente simples, aqui seu coescritor e coprodutor (com Jimmy Iovine) era seu marido, Fred "Sonic" Smith, ex-MC5, que emprestou seus talentos a cada uma das faixas, dando-lhes um sabor mainstream. Em certo sentido, no entanto, essas canções de amor polidas, canções de ninar e declarações políticas não devem ser comparadas às divagações poéticas da primeira década de criação musical de Smith, ela está muito mais calma desta vez. Mas você não pode evitar. Onde a Patti Smith de Horses inspirou uma geração de roqueiros, a Patti Smith de Dream of Life soa como se ela tivesse ouvido álbuns posteriores dos Pretenders e pegado dicas de Chrissie Hynde, uma de suas filhas espirituais.
Dream of Life é o disco de alguém que está simplesmente mostrando a bandeira, tentando manter a mão firme, ao invés de anunciar seu retorno. Não é de surpreender que, tendo conseguido, Smith tenha se afastado dos olhos do público novamente até os anos 90.