Stanley Clarke é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 30 de junho de 1951 Stanley Clarke é um baixista, compositor de filmes e integrante fundador do Return to Forever.
Um superstar inovador do jazz, Stanley Clarke é um performer imensamente hábil e aclamado, cuja abordagem melódica e harmonicamente rica para tocar o baixo revolucionou seu papel de ser simplesmente uma parte da seção rítmica para se tornar um instrumento principal do palco. Surgido na década de 1970 como integrante fundador da inovadora banda de fusion, Return to Forever, com Chick Corea, Clarke ajudou a redefinir o som do jazz, aparecendo em álbuns marcantes como Light as a Feather de 1971 e No Mystery, vencedor do Grammy de 1975. Ele também embarcou em uma carreira solo influente e comercialmente bem-sucedida, lançando álbuns, muitos dos quais o encontraram explorando uma ampla gama de sons, do funk e R&B ao pós-bop e modal jazz.
Além de seu trabalho com Corea, Clarke muitas vezes se juntou a seus contemporâneos com inclinações semelhantes. Ele fez sucesso com Sweet Baby no The Clarke/Duke Project de 1981, seu primeiro de três álbuns com o tecladista George Duke. Outras colaborações se seguiram, incluindo Animal Logic com Stewart Copeland do The Police, Rite of Strings com o colega de banda da RTF, Al Di Meola e o violinista Jean-Luc Ponty, e Thunder, álbum de estreia de seu supergrupo de baixista S.M.V. com Marcus Miller e Victor Wooten.
Clarke continua a colaborar frequentemente, ganhando um Grammy com Corea e o baterista da RTF Lenny White pelo disco Forever de 2011, e regularmente liderando a Stanley Clarke Band que em 2019 se transformou novamente quando Clarke, Cameron Graves e Beka Gochiashvili se juntaram a Shariq Tucker na bateria, Salar Nader na Tabla e Evan Garr no violino.