No dia 30 de junho de 1986 era lançado Discover, o terceiro álbum do Gene Loves Jezebel. Você confere as faixas do Gene Loves Jezebel na programação da FWR.
O disco que lançou o Gene Loves Jezebel na América pegou a banda britânica perfeitamente equilibrada entre seu passado gótico post punk e seu futuro rock de arena. A faixa central foi, é claro, Desire, o clarim do futuro do rock do final dos anos 80, todos gritos e riffs penetrantes metralhados por pistas escaldantes e um refrão insistente que desafiava os ouvintes a não gritar junto. A chegada do guitarrista Stevenson ajudou a preparar o terreno para uma mudança séria na direção musical da banda, uma reinvenção do som em um estilo pop mais amigável ao rock. Mas no momento da gravação, estilos antigos e novos, pop e gótico, todos se filtraram na mixagem e milagrosamente foram mantidos juntos. Milagrosamente, porque durante a gravação, o produtor Gary Lyons sofreu um ataque cardíaco, obrigando o álbum a ser concluído por um dos engenheiros, Mike Dearnley. Independentemente disso, Discover tem uma sensação coerente, tudo inundado de atmosfera. Os riffs de guitarra brilhantes muitas vezes tomam o centro do palco, e ainda prestam homenagem aos Banshees. O destaque dessas delícias darkwave é Beyond Doubt, o delicado trabalho de guitarra imbui a melodia assustadora com leveza etérea e profundidade paradoxalmente assustadora. Os vocais ansiosos aumentam o poder da música, enquanto os backups crescentes em falsete causam arrepios na espinha.
Este foi o melhor de GLJ, já que a banda se formou em um casamento perfeito de todas as festas, sons e estilos. Guitarra de estádio, experimentação Bauhausiana, pop e gótico, todos combinados para fazer um álbum verdadeiramente inesquecível.