Peter Murphy - Should the World Fail to Fall - 2 de julho de 1986
Álbuns / Singles
Publicado em 02/07/2024

Em julho de 1986 era lançado Should the World Fail to Fall, álbum de estreia de Peter Murphy. Você confere as faixas de Peter Murphy na programação da FWR.

Após o fim do Dali's Car, Murphy embarcou em uma carreira solo a sério, casualmente ficando com seu parceiro Howard Hughes, que vinha trabalhando com outros artistas cult, como os The Associates. Com o idealizador da gravadora 4AD Ivo Watts-Russell escalado para produzir e músicos convidados aparecendo, Murphy e Hughes criaram um disco um pouco fragmentado, mas ainda intrigante. Pego entre seu passado recente (o uso de baixo fretless em Canvas Beauty foi uma revelação que ele sentia falta de trabalhar com Mick Karn) e seus sucessos solo, Murphy se concentra aqui principalmente em se libertar do estereótipo gótico em que ele havia se encontrado preso.

Sua paixão vocal não diminuiu nem um pouco, mas desta vez a música sobre a qual ele canta é geralmente mais leve e com um tom mais livre; ele mesmo lida com a programação da bateria, partes essenciais da guitarra e linhas do teclado, enquanto Hughes cuida do resto. Duas covers são dignas de nota: Uma sólida passagem de The Light Pours Out of Me do Magazine com o guitarrista da banda John McGeoch; mais digno de nota é a feroz Final Solution do Pere Ubu. Os fantasmas da Bauhaus surgem em alguns pontos, mais notavelmente em Never Man, com vocais de apoio sinistros e uma sensação geralmente misteriosa. Enquanto isso, The Answer Is Clear tem uma conexão mais direta, com ninguém menos que o guitarrista do Bauhaus, Daniel Ash, contribuindo com algumas fortes rajadas de feedback. Ironicamente, a música em si é uma resposta direta à música recente do Tones on Tail de Ash, The Movement of Fear, que Murphy interpretou como uma afronta.

 

Comentários