No dia 5 de julho de 1985 era lançado Phantasmagoria, sexto álbum do The Damned. Você confere as faixas do The Damned na programação da FWR.
No momento em que o Damned se viu em uma grande gravadora após nove anos de altos e baixos, uma grande mudança ocorreu, Captain Sensible, com seus próprios sucessos solo e outras pressões, decidiu partir. O tecladista Roman Jugg assumiu a guitarra, enquanto Bryn Merrick permaneceu no baixo e Vanian e Scabies continuaram fazendo seu trabalho. O primeiro fruto deste novo Damned, Phantasmagoria, não corresponde à excelente variedade e nível de desempenho do disco anterior Strawberries, mas ainda tem muito para mostrar ao mesmo tempo que explora novos territórios.
A capa e a arte parecem aliar Damned ainda mais de perto com o gothic rock do que antes, mas Vanian preferiu guiar seu próprio caminho poderoso. Da mesma forma, a música pode ser temperamental, mas nunca sem sua própria energia e fogo distintos, mais uma sensação de Cramps (se não no som) de amar o escuro do que qualquer outra coisa, mas com um brilho moderno e limpo de amor a produtora de horror cult, Hammer. As faixas realmente matadoras incluem Shadow of Love, uma mistura rápida de humor semi-Morricone com a guitarra misteriosa de Jugg, e Grimly Fiendish, uma parte engraçada de psicodelia assustadora não muito longe de onde o The Dukes of Stratosphear iria acabar alguns anos depois. Phantasmagoria conclui com a crescente instrumental "Trojans", um número forte que mostrou que os Damned ainda tinham muita vida.