No dia 5 de julho de 1983 era lançado The Walk, single do The Cure. Você confere essa e outras faixas do The Cure na programação da FWR.
Quando este single foi lançado pela primeira vez, muitas pessoas pensaram que o The Cure havia roubado o som do mega-hit do New Order, Blue Monday. Embora muitos dedos tenham sido apontados para o The Cure, nenhuma ação legal foi tomada porque The Walk foi escrita e gravada antes (mas lançada depois) de Blue Monday. A semelhança entre os dois singles provou ser nada mais do que coincidência, já que ambas as bandas estavam experimentando instrumentos eletrônicos, levando-os a chegar a sons semelhantes no mesmo período de tempo.
The Cure havia perdido seu baixista Simon Gallup e estava no limbo quando os dois integrantes restantes, Robert Smith e Lol Tolhurst, se juntaram para compor essa música no final de 1982. A música se tornou seu maior hit no Reino Unido na época, indo para a 12ª posição e revitalizando a banda.
Esta foi a primeira música do Cure a entrar no top 20 do Reino Unido e colocou uma pressão sem precedentes na banda para o sucesso comercial. Em uma entrevista de 1983, Robert Smith disse: "Houve tanta pressão em torno de The Walk porque ele foi para as paradas e agora todos queriam outro single. Resistimos a essa tentação".
The Cure usou um sintetizador Oberheim OB-8 e uma bateria eletrônica DMX nesta faixa. Eram criações relativamente novas e eles não sabiam muito bem como usá-las. No início da música, há uma nota de sintetizador sobre uma batida de bateria que eles não queriam lá, mas não conseguiram se livrar, e é por isso que a música começa de forma discordante.