No dia 6 de julho de 1987 chegava às lojas Who's That Girl, trilha sonora do filme de mesmo nome. Você confere as faixas da Madonna na programação da FWR.
A trilha sonora é creditada como um álbum da Madonna, apesar de ela tocar apenas quatro das nove faixas do álbum. Após o sucesso comercial do filme Desperately Coming Susan (1985), Madonna quis atuar em outra comédia intitulada Slammer, sobre uma mulher chamada Nikki Finn que foi falsamente acusada de homicídio. No entanto, devido ao fracasso comercial de Shanghai Surprise (1986), a Warner Bros. inicialmente relutou em dar luz verde ao projeto, mas depois concordou de olho no sucesso da Madonna na trilha sonora.
Madonna começou a trabalhar na trilha sonora em dezembro de 1986, e contatou Patrick Leonard e Stephen Bray, que haviam trabalhado como produtores em seu terceiro álbum de estúdio True Blue (1986). Ela sentiu que uma música uptempo e uma música downtempo eram necessárias para o álbum. Leonard compôs a música para a canção uptempo, com Madonna fornecendo a melodia e a letra. A cantora batizou a faixa de Who's That Girl e, acreditando ser um título melhor que Slammer, mudou o nome do filme para o mesmo.
A trilha sonora foi um sucesso comercial, alcançando o top dez das paradas de álbuns dos Estados Unidos, Áustria, Canadá, França, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido, enquanto liderava as paradas da Alemanha e da parada de álbuns europeia. O álbum vendeu 6 milhões de cópias em todo o mundo.
Três das faixas de Madonna foram lançadas como singles. A faixa-título se tornou seu sexto single número um na Billboard Hot 100, tornando-a a primeira artista a acumular seis singles em primeiro lugar na década de 1980, e a primeira artista feminina a conseguir esse número um como ato solo.