Soft Cell - Tainted Love - 7 de julho de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 07/07/2024

Em julho de 1981 era lançado Tainted Love, single do álbum Non-Stop Erotic Cabaret do Soft Cell. Você confere essa e outras faixas do Soft Cell na programação da FWR.

Esta é uma cover de uma canção de 1964 da cantora americana Gloria Jones, lançada como lado B de seu single My Bad Boy's Comin' Home. Um DJ chamado Richard Searling começou a tocá-la em 1973 em seus sets no Va Va's, um clube popular em Bolton, Inglaterra, muito influente no circuito de Northern Soul do Reino Unido. A canção encontrou uma nova vida, e Jones gravou uma nova versão em 1976 que foi lançada em seu álbum Vixen. Esta versão foi produzida por seu namorado, Marc Bolan, do T-Rex (Jones se juntou ao grupo como backing vocal e tecladista em 1974).

Jones dirigia o carro (um Mini) na hora do acidente que matou Bolan em 1977. Isso foi devastador para Jones tanto no nível pessoal quanto profissional, e sua carreira nunca se recuperou.

A música é sobre um relacionamento tóxico, com o autor percebendo que precisa deixá-lo. "Eu te amo, embora você me machuque tanto", é cantado, enquanto ele se esforça para seguir em frente.

O escritor da música, Ed Cobb, disse à revista Blender: "Eu tive uma amante para quem você poderia dizer que não era um bom partido. Eu tentei entrar na cabeça dela e escrever uma música do ponto de vista dela. Uma vez que a palavra 'contaminado' surgiu na minha cabeça, a música foi escrita muito rapidamente, provavelmente 15 minutos".

Conforme a AIDS começou a se espalhar, essa música ganhou um novo significado. Marc Almond disse: "Foi a primeira vez que ouvimos sobre essa doença, então sem nome, que estava afetando homens gays na América. Não foi uma ligação intencional, mas quando o single atingiu as paradas americanas, ele pegou este outro significado".

 

Comentários