Primal Scream - Vanishing Point - 7 de julho de 1997
Álbuns / Singles
Publicado em 07/07/2024

No dia 7 de julho de 1997 era lançado Vanishing Point, quinto álbum do Primal Scream. Você confere as faixas do Primal Scream na programação da FWR.

O Primal Scream correu o risco de perder seu público moderno na esteira de seu disco de trad-rock, Give Out But Don't Give Up. Como reação, eles voltaram ao gênero dance rock eletrônico seminal de Screamadelica para o seguimento do Give Out, Vanishing Point.

Em vez de reciclar a neopsicodelia deslumbrante e brilhante de Screamadelica, o Primal Scream atinge profundamente o dub cavernoso e o pop dos anos 60. Vanishing Point é um álbum dark e trippy, cheio de ritmos alucinantes e floreios cinematográficos. A adição do exbaixista do Stone Roses, Mani, ao The Scream dá à música uma base orgânica funky que estava faltando. Sobre esses ritmos estão samples, guitarras reverberadas e sintetizadores que ecoam filmes de espionagem, Southern soul e os Stones.

Acima de tudo, Vanishing Point trata de som e groove. As palavras continuam sendo um ponto fraco para Bobby Gillespie, que só consegue letras coesas nas rodopiantes Burning Wheel e Star, mas essa é uma preocupação secundária, já que Primal Scream está no seu melhor quando trabalha os ritmos. Músicas como Kowalski e, em particular, os instrumentais estendidos de Get Duffy e Trainspotting ilustram que o grupo ainda é capaz de criar sons exóticos e totalmente envolventes, o que torna Vanishing Point um retorno notável.

 

Comentários