No dia 7 de julho de 1991 era lançado Alive, single de estreia do Pearl Jam. Você confere as faixas do Pearl Jam na programação da FWR.
A música foi escrita pelo guitarrista Stone Gossard antes da banda ter um vocalista. Era parte de uma demo de três músicas que eles fizeram enquanto procuravam um vocalista e baterista.
Um amigo em comum achou que Eddie Vedder poderia se encaixar bem como vocalista, então deu a Eddie a fita demo. Vedder escreveu as letras e acrescentou seus vocais à música usando seu gravador de quatro canais. A banda gostou do que ouviu e o tornou vocalista.
As letras de Vedder foram em uma direção que a banda não esperava, mas eles amaram o que ouviram e rapidamente concordaram que ele deveria ser o vocalista. Refletindo sobre como tudo se encaixou tão rapidamente, a banda deu crédito ao momento e ao destino pela chegada de Vedder.
As letras de Vedder são sobre um menino que descobre que seu pai é na verdade seu padrasto e que seu pai verdadeiro está morto. Vedder explicou que a interpretação da música havia mudado, já que os fãs reagiam ao refrão pulando e comemorando, eles ouviram "I'm still alive" como uma coisa positiva, uma afirmação de vida.
A mãe de Eddie se divorciou de seu pai quando ele tinha 1 ano de idade, e ele foi criado por seu padrasto sem saber até conheceu seu verdadeiro pai, mesmo sem perceber que eles eram parentes. O verdadeiro pai de Vedder morreu de esclerose múltipla em 1981, antes que Eddie pudesse vê-lo novamente. Esta é a parte autobiográfica da música que aparece na letra de abertura.
Eddie não se dava bem com seu padrasto e descarregou sua ira lírica sobre ele na canção Better Man. Quando Vedder se tornou pai, ele disse que faria tudo o que pudesse para quebrar o ciclo de disfunção familiar.