No dia 8 de julho de 1996 era lançado Violaine, segundo single do álbum Milk & Kisses do Cocteau Twins, e último a ser lançado de um álbum não-compilação. Você confere as faixas do Cocteau Twins na programação da FWR.
Ele alcançou a posição 56 na UK Singles Chart. Cinco faixas foram lançadas em dois CDs. Foi o segundo single multi-disco da banda.
Violaine, que abriu seu último álbum Milk & Kisses, é a atração principal aqui e é absolutamente fantástica. É muito mais rock do que a maioria das coisas que eles já fizeram, mas ainda mantém os elementos dream pop pelos quais são tão conhecidos. Smile é provavelmente a música com o som mais doce que eles já escreveram. Uma linha de baixo melódica e um leve toque de twee pop. Tranquil Eye é uma bela faixa ambiente, a guitarra suave embebida em reverberação de Guthrie dando-lhe um abraço caloroso enquanto os vocais em camadas de Liz o levam para o céu. Circling Girl é provavelmente uma das mais belas, o falsete sem palavras de Liz mais uma vez roubando o show. Parece algo saído de uma versão mais açucarada e um pouco mais atmosférica de Heaven ou Las Vegas. Alice encerra tudo muito bem.
Na sequência de Tishbite, o brilhante Violaine dos Cocteau Twins fecha a discografia com um conjunto fantástico de faixas, tornando este um dos seus EPs mais fortes de sempre. Assim como no caso de Tishbite, a melhor maneira de conseguir o EP é adquirir o conjunto de canções dos sonhos para Violaine, para que você possa ouvir o conjunto completo de cinco músicas de uma vez.
Que coleção de músicas e que maneira de encerrar sua carreira. Absolutamente fantástico. O adeus dos Cocteaus foi mágico!