No dia 10 de julho de 2000 era lançado Parachutes, álbum de estreia da banda Coldplay. Você confere as faixas do Coldplay na programação da FWR.radio.
O quarteto de Londres foi o queridinho da crítica no Reino Unido, apresentando um pop melódico em uma série de lançamentos de EP e constantes shows ao vivo logo após o início do novo milênio. Não tão pesado quanto Radiohead ou arrogante como Oasis, Coldplay foi revelado em Parachutes como uma banda de jovens músicos ainda aprimorando suas doces harmonias. Combinando fragmentos de riffs de guitarra distorcidos e percussão sibilante, Parachutes foi uma introdução deliciosa e também indicou rapidamente o motivo pelo qual este álbum rendeu ao Coldplay uma indicação ao Mercury Music Prize no outono de 2000.
As imagens capturadas em Parachutes são primorosamente escuras e artisticamente abrasivas, e toda a composição é tratável graças à acústica transparente e percussão arejada. As inclinações do indie rock do Coldplay também são óbvias, especialmente em canções como Don't Panic e Shiver, mas são as paisagens sonoras do dream pop capturadas em High Speed e We Never Change que ilustram a paixão dinâmica da banda. Esse pop básico foi certamente um disco refrescante e Parachutes mereceu os elogios que recebeu porque seguiu a regra geral ao apresentar canções acessíveis decentes: mantendo a emoção genuína e real. E o Coldplay fez isso sem hesitação.