No dia 11 de julho de 1989 era lançado Mind Bomb, terceiro álbum do The The. Você confere as faixas do The The na programação da FWR.
Para este álbum, Matt Johnson montou uma versão completa da banda The The, mantendo seu papel como cantor, compositor principal, líder e guitarrista (e tocando teclado e outros instrumentos no estúdio), mas trazendo o ex-guitarrista dos Smiths Johnny Marr (que ele conheceu no início dos anos 1980, e a quem ele tentou atrair para uma versão anterior do The The, antes de Marr formar os Smiths). Completando a formação estava o ex-baixista da banda Julian Cope, James Eller, o baterista David Palmer e D.C. Collard que fornecia teclados ao vivo.
Em vez do synthpop obscuramente polido dos álbuns anteriores Soul Mining e Infected, Mind Bomb abre a música para revelar um mundo de som lento e sinuoso, graças em grande parte a Johnny Marr. Os temas líricos incluem política, religião e romance. A banda também faria uma turnê mundial e gravaria um álbum seguinte, Dusk. Depois disso, Johnson o dissolveu e voltou a cuidar de seus negócios sozinho. Uma versão remasterizada do álbum foi lançada em 2002.
O álbum alcançou a 4ª posição na UK Albums Chart.