No dia 11 de julho de 1983 era lançado Everything Counts, single do álbum Construction Time Again do Depeche Mode, Você confere essa e outras faixas do Depeche Mode na programação da FWR.
Embora Martin Gore tenha criado sua cota de singles de sucesso para o Depeche Mode após a saída de Vince Clarke, a maioria foi agradável, em vez de imortal. Isso tudo mudou completamente com Everything Counts, que viu suas próprias habilidades de composição combinadas com uma ambição cada vez maior da banda como um todo. O single introduziu uma transição no conteúdo lírico para o grupo. Everything Counts aborda especificamente a questão da ganância corporativa e da corrupção na Grã-Bretanha, enquanto o coro canta "agarrando as mãos" que "agarram tudo o que puderem". Os sentimentos líricos de Gore, destruindo a corrupção e os ideais comprometidos por meio de uma canção perversa (o refrão doce de Gore é particularmente irônico sob essa luz), combinam com o trabalho brutal em jogo.
Com um ritmo grande e encorpado, em dívida com a adoração ao breakbeat e do amor pela própria música industrial e suas batidas enormes, Everything Counts continua sendo um das melhores faixas da banda. Além de sons experimentais, o single também traz samples de uma variedade de instrumentos musicais, como o xilofone e uma melódica (Gore é conhecido por tocá-la no palco nesta canção). Agressivo e bonito ao mesmo tempo, pode ser considerado o primeiro hit industrial pop em inglês.
Foi também a primeira música no catálogo da banda que inclui ambos os vocalistas com destaque (em momentos diferentes). O vocalista Dave Gahan canta os vocais principais nos versos, enquanto o compositor principal Martin Gore canta os vocais principais no refrão com o apoio de Alan Wilder.