No dia 12 de julho de 1986 chegava às lojas Communards, álbum de estreia de The Communards. Você confere as faixas do The Communards na programação da FWR.
Apesar da incapacidade da música em corresponder aos altos padrões da voz em falsete habilidosa de Jimmy Somerville, o primeiro álbum dos Communards alcançou o status de platina em vários países. O dueto animado de Somerville com Sarah Jane Morris em uma cover de Don't Leave Me This Way de Thelma Houston ajudou a empurrar o álbum para o Top Ten nas paradas do Reino Unido, e uma mistura decente de outras faixas para as pistas de dança com baladas de piano centradas em Richard Coles oferece uma variedade para os ouvidos que não suportam o valor de um álbum completo de dance music. Tanto Breadline Britain quanto Reprise continuam os ideais ativistas de Somerville; o último deve ser uma das dissecações mais afiadas de Margaret Thatcher.
Don't Leave Me This Way alcançou o número 40 na Billboard Hot 100 dos EUA e liderou a parada de dança da Billboard. Em 2015, a música foi eleita pelo público britânico como a 16ª favorita do país nos anos 1980, número um em uma votação da ITV.