No dia 14 de julho de 1988 era lançado Cult of Personality, single do álbum Vivid do Living Colours. Você confere essa e outras faixas do Living Colours na programação da FWR.
O guitarrista e fundador da banda, Vernon Reid, descreveu a música como muito especial para a banda, não apenas por seu sucesso comercial, mas porque foi escrita essencialmente em apenas uma sessão de ensaio. O riff foi encontrado durante a prática de outra faixa e, no final da sessão, eles escreveram o que se tornaria sua música mais conhecida.
O título vem do relatório anti-Stalin de 1956 do líder soviético Nikita Khrushchev, "Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências". Durante os ensaios no loft da banda no Brooklyn em 1987, o vocalista Corey Glover estava cantarolando algumas notas. O guitarrista Vernon Reid abriu seu pequeno caderno de citações e frases para inspiração lírica e virou para uma página onde havia rabiscado: "Olhe nos meus olhos, o que você vê? O culto da personalidade."
Em 2019, Reid explicou a história da música: "A ideia era superar a dualidade de essa é uma pessoa boa e essa é uma pessoa má. O que o bom e o mau têm em comum? Existe algo que une Gandhi e Mussolini? Por que eles são quem são? E parte disso é carisma. ... Culto à Personalidade" era sobre celebridade, mas em um nível político".
A canção foi lançada em 14 de julho de 1988 e alcançou a posição 13 na Billboard Hot 100 e a 9 na parada Rock Tracks da Billboard Album. Ele ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance de Hard Rock no 32º Grammy Awards. Seu videoclipe ganhou o MTV Video Music Award de Melhor Vídeo de Grupo e o MTV Video Music Award de Melhor Novo Artista.