No dia 14 de julho de 1986 era lançado The Seer, terceiro álbum do Big Country. Você confere as faixas do Big Country na programação da FWR.
The Seer viu Big Country retornar ao som escocês arrebatador que os tornou famosos em The Crossing. Às vezes, é considerado o álbum mais abertamente celta da banda, com muitas das canções contendo referências explícitas ou veladas à história escocesa como por exemplo, Remembrance Day lida com o Highland Clearances (em que milhares de Highlanders foram transferidos para o colonial britânico como Canadá e Nova Zelândia), Red Fox é sobre o assassinato de Appin em 1752, e a faixa-título diz respeito ao místico do século XVII, o Vidente Brahan.
Kate Bush trabalhou na canção-título em um dueto com o vocalista e letrista Stuart Adamson. O primeiro single do álbum, Look Away, foi o número um da Irlanda e foi também o single de maior sucesso do grupo no Reino Unido, alcançando a 7ª posição. O álbum alcançou o número 2 na parada de álbuns do Reino Unido.
O crítico Anthony DeCurtis, da Rolling Stone, deu uma crítica positiva ao The Seer, chamando-o de "possivelmente o melhor disco [da banda] até hoje":
Felizmente, a visão do Big Country, articulada pelas composições de Adamson, é generosa e determinada como sempre. O single Look Away e a balada Hold the Heart, ambas crônicas de amores perdidos, capturam o romantismo sombrio de Adamson, seu desejo característico de transcender, mas sem negar o arrebatamento emocional. One Great Thing, I Walk the Hill e Eiledon são expressões estimulantes do desejo de integridade individual e de um futuro cheio de paz.