Joe Satriani é outro ilustre aniversariante do dia. Nascido no dia 15 de julho de 1956, Joseph Satriani é um guitarrista e compositor americano.
A década de 1980 foi uma época de ouro para os guitar heroes. Mais do que um herói, Satriani foi um mentor, dando um exemplo do que poderia ser feito com o instrumento e servindo como professor para luminares como Kirk Hammett, Charlie Hunter, Larry LaLonde do Primus e Steve Vai. Isso por si só faz de Satriani uma figura significativa na história, mas quando ele lançou uma carreira como artista em 1986, ele realizou a rara façanha de cruzar para um grande público com sua música instrumental de guitarra. Seu álbum de 1987, Surfing with the Alien, o transformou em uma estrela, dando início a uma série de sucessos que incluiu Flying in a Blue Dream em 1989 e Crystal Planet em 1998. Houve dezenas de turnês de sucesso em todo o mundo, bem como shows excelentes, incluindo o apoio de Mick Jagger nos anos 80, ingressando no Deep Purple nos anos 90 e tocando com Sammy Hagar, Chad Smith e Michael Anthony no supergrupo Chickenfoot em 2011. Em 2014, a Sony Legacy lançou a caixa retrospectiva intitulada Joe Satriani: The Complete Studio Recordings, que contém edições remasterizadas de todos os álbuns de estúdio (Um livro de memórias intitulado Strange Beautiful Music foi lançado para coincidir com o box set). No ano seguinte, Satriani se reuniu com seu trio para Shockwave Supernova, intitulado para um dos alter egos do guitarrista. 2017 viu o lançamento de What Happens Next, uma colaboração com Smith e o baixista do Deep Purple Glenn Hughes.
Satriani foi 15 vezes indicado ao Grammy e vendeu mais de 10 milhões de álbuns, o que o torna o guitarrista de rock instrumental de maior sucesso de todos os tempos.