Em julho de 1980 era lançado Searching For The Young Soul Rebels, álbum de estreia do Dexys Midnight Runners. Você confere as faixas do Dexys Midnight Runners na programação da FWR.
O culto ao Dexy, e este álbum em particular, deve-se principalmente ao fato do retorno da "alma" ao rock inglês no alvorecer do thatcherismo. Explorar o mito que este disco contém, especialmente em termos musicais britânicos pode ser uma perspectiva estranha, mais de 40 anos depois o disco não soa revolucionário, apenas soa bem. E é bom, muito bom, é vibrante, vivo e despreocupado com a perfeição. Rowland assume um papel que Morrissey teria em 1985 e Jarvis Cocker em 1995, a voz inesperada, mas perfeita para capturar uma época e momento no Reino Unido. Seu lamento ligeiramente estrangulado e letras astutas e irônicas e títulos de músicas (Tell Me When My Light Turns Green) tornam este álbum marcante de várias maneiras. Musicalmente, o grupo apresenta grooves de R&B e ganchos atrevidos com autoconfiança, como na brilhante Seven Days Too Long e no single número um Geno, mas com toques de filme noir.
O encarte tem uma descrição divertida das origens do grupo e notas breves para a maioria das músicas, a melhor para o final, There, There, My Dear: "P.S. Roupas velhas não fazem um artista amargurado". A reedição de 2000 contém uma série de faixas extras e lados B, tornando-a a versão a ser encontrada.