Steve Albini - 22 de julho de 1961
Músicos / Artistas
Publicado em 22/07/2024

Singela homenagem a Steve Albini. Nascido no dia 22 de julho de 1961, Steve Albini foi um músico, produtor musical, engenheiro de áudio e jornalista musical americano. Você confere as faixas do Big Black na programação da FWR.

Uma figura chave na comunidade musical underground americana desde os anos 1980, Steve Albini é conhecido tanto como uma figura nos bastidores, criando álbuns de artistas famosos e irremediavelmente obscuros, quanto por seu trabalho com suas bandas Big Black e Shellac. Notoriamente franco e sem medo de fazer declarações polarizadas, Albini é conhecido por suas visões sobre integridade e sua ausência no mundo da música, bem como pelas falhas no processo de gravação digital e a superioridade da tecnologia analógica. As habilidades de engenharia de Albini foram celebradas por seu senso de espaço, tom naturalista e o poder de seus sons de guitarra e bateria; seu próprio trabalho com a guitarra é tão abrasivo quanto suas letras, que podem ser desafiadoras e às vezes conflitantes. Como músico, os maiores marcos de Albini foram o brutal álbum de 1986 de Big Black, Atomizer, e Excellent Italian Greyhound, de 2007, de seu trio mais experimental Shellac. Albini também formou o Rapeman em 1987. A banda recebeu o nome de uma história em quadrinhos japonesa. Eles se separaram após o lançamento de dois singles de 7 polegadas, um EP e dois álbuns. Ele fez uma rara gravação como artista solo com sua trilha sonora para o filme, Music from the film Girl on the Third Floor.

Albini é o fundador, proprietário e engenheiro principal da Electrical Audio, um complexo de estúdios de gravação em Chicago. Ele trabalhou em vários álbuns ao longo de sua carreira como discos do Nirvana, Pixies, The Breeders e PJ Harvey.

Albini faleceu em 7 de maio de 2024, aos 61 anos, em Chicago devido a um ataque cardíaco.

 

Comentários