George Clinton é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 22 de julho de 1941, George Edward Clinton é um músico, cantor, compositor e produtor musical americano.
George Clinton revolucionou o funk e o R&B como mentor do Parliament e Funkadelic. Versado em gospel, doo wop e soul, Clinton marcou seu primeiro sucesso como coescritor e vocalista principal do Parliament, um precursor ardente, embora manso, do que ele e seu coletivo em constante mudança desencadearam na década seguinte, destacado por uma série de clássicos eternos do funk que lideraram as paradas de R&B.
Enquanto P-Funk ficava temporariamente adormecido, Clinton seguiu carreira solo com Computer Games (1982), a fonte de outro sucesso de R&B número um, Atomic Dog, levando a três álbuns adicionais para a Capitol e durante as décadas seguintes com a Epic, Paisley Park, e uma série de independentes.
Seu P-Funk e gravações solo foram sampleados inúmeras vezes, e ele trabalhou pessoalmente com muitos daqueles cuja criatividade alimentou, de Digital Underground e Snoop Dogg a OutKast e Kendrick Lamar. Também foi a força motriz do incomparável espetáculo ao vivo Parliament-Funkadelic. Clinton viajou incansavelmente até 2019, mesmo ano em que recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra pela Academia de Gravação. Se houvesse um Monte Rushmore para o funk, Clinton sem dúvida faria parte da escultura entre nomes como James Brown e Sly Stone. Dado que a nave-mãe P-Funk fez seu toque final no Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana do Smithsonian, a ideia não é tão absurda.
Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1997, ao lado de 15 outros integrantes do Parliament-Funkadelic. Em 2019, ele e o Parliament-Funkadelic receberam o Grammy Lifetime Achievement Awards.