Einstürzende Neubauten - Ende Neu - 23 de julho de 1996
Álbuns / Singles
Publicado em 23/07/2024

No dia 23 de julho de 1996 era lançado Ende Neu, álbum do Einstürzende Neubauten. Voce confere as faixas do Einstürzende Neubauten na programação da FWR.radio.

O título significa "ending new"; é um jogo de palavras (refletido na capa) envolvendo o nome da banda: Einstürzende Neubauten.

Nesse lançamento de 1996, os cientistas quintessenciais da pós-vanguarda se abstêm de focar nas táticas de desintegração do ouvinte como fizeram em álbuns anteriores, mas optam por aprimorar sua habilidade em novas áreas composicionais. Alguns seguidores de seu material anterior podem se opor à estrutura e estilo da música óbvia e comparativamente convencional que é exibida em Ende Neu, mas a destruição já foi realizada, e agora eles estão erguendo a nova e corajosa anticonstrução da arte musical. Explorando intrincadas procissões do tempo e brincando com harmonias melodiosas, Blixa Bargeld e cia. parece ter amadurecido graciosamente. A faixa de abertura, "Was ist ist", é uma calúnia furiosa e acelerada sobre o desejo constante da humanidade, ao mesmo tempo que serve como um comentário irônico sobre como o poder científico absoluto anula a impossibilidade. A partir daí, Ende Neu continua a reescrever musicalmente o estilo da banda, usando tópicos familiares como caos etéreo ("Die Explosion Im Festspielhaus"), complacência cósmica ("The Garden"), revolta ("Installation No.1") e até uma faixa Kafka-esque, "Der Schacht Von Babel."

Este é o primeiro lançamento desde a saída do membro fundador da banda, Mark Chung, e é óbvio que os integrantes restantes tiveram tempo para contribuir com o vazio deixado por sua saída. Ende Neu oferece o áudio de uma maneira não como a caótica Neubauten do início dos anos 80, mas mais estratégica e mais madura.

 

Comentários