Em julho de 1986 era lançado Capital Inicial, primeiro disco do Capital Inicial. Você confere as faixas do Capital Inicial na programação da FWR.
Formado por um repertório bastante executado ao vivo, "Capital Inicial", o primeiro disco tem punch. As melhores canções do álbum tem assinatura de Renato Russo: a excelente "Música Urbana", a punk "Veraneio Vascaína" e a balada post punk "Fátima". Esta última, mesmo vitimada pelo arranjo duvidoso, tornou-se um dos clássicos da banda. Do repertório próprio, o post punk reina na excelente "No Cinema" e nas boas "Sob Controle" e "Cavalheiros". Com levada folk, "Linhas Cruzadas" surge inocente e convence. A pegada punk de "Psicopata" é outro destaque, e "Leve Desespero" surge com melhor arranjo.
Como a letra de "Veraneio Vascaína" descia a lenha na polícia, a censura (ainda na ativa) proibiu a execução da música. Ainda mais, proibiu a venda do álbum para menores de 18 anos. Tremenda bobagem, a proibição foi usada de forma inteligente como marketing e em dois meses o álbum já alcançava mais 100 mil cópias vendidas.