No dia 29 de julho de 1997 era lançado Songs from Northern Britain, sexto do álbum do Teenage Fanclub. Você confere as faixas do Teenage Fanclub na programação da FWR.
O álbum apresenta o trio de vocalistas/compositores do Teenage Fanclub, Gerard Love, Raymond McGinley e Norman Blake, abordando a idade adulta e a responsabilidade com um otimismo brilhante, além de muitos de seus contemporâneos. Do título atrevido, mas sincero, às lindas fotos da capa tiradas pela banda com o fotógrafo David Milne nas Terras Altas da Escócia, Songs From Northern Britain é ostensivamente um álbum conceitual sobre casa e amor. Assim como os Byrds, os Eagles e Crosby, Stills, Nash & Young se identificaram com Los Angeles e Topanga Canyon, o Teenage Fanclub tornou-se intrinsecamente ligado a Glasgow e à Escócia rural. O efeito geral é um sentimento de que os integrantes da banda estão felizes com quem são e com quem amam e vêem essas noções como ideais universais.
Musicalmente, o álbum é mais arranjado do que os lançamentos anteriores e mergulha ainda mais em um som folky e acústico que revela seu fascínio Big Star por algumas harmonias doces à la The Byrds. Há até um leve toque country misturado a essas canções eminentemente humildes. Isso não quer dizer que Teenage Fanclub tenha se tornado completamente acústico, entretanto, já que "Planets" apresenta o som sônico de um sintetizador Moog e guitarras elétricas difusas balançam agradavelmente durante grande parte do álbum. Embora Songs From Northern Britain possa ser muito gentil e sutil para aqueles ouvintes que não estão dispostos a dar mais do que uma rodada, é um álbum decididamente bonito que provavelmente ficará como a obra-prima do Teenage Fanclub.