Craig Gannon é o aniversariante do dia. Nascido no dia 30 de julho de 1966, Craig Gannon é mais conhecido como o segundo guitarrista do The Smiths. Você confere as faixas do The Smiths na programação da FWR.
Gannon tocou em bandas com amigos desde os 12 anos de idade e, em 1983, juntou-se ao Aztec Camera. Em 1984, ele tocou brevemente no The Colourfield, e passou um tempo como integrante do The Bluebells.
Depois de outra breve passagem pelo Colourfield, quando o baixista Andy Rourke foi demitido dos Smiths no início de 1986, Gannon foi contratado para substituí-lo. Em duas semanas, entretanto, Rourke foi reintegrado e Gannon mudou para a guitarra base, tornando-se o quinto integrante oficial, tocando nos singles "Panic" e "Ask" e fazendo turnês pelo Reino Unido, Canadá e Estados Unidos com a banda. Depois que a turnê terminou em outubro de 1986, Gannon não fazia mais parte da formação. Ele tocou em um total de seis faixas de álbuns dos Smiths, todas gravadas em 1986. Gannon foi carinhosamente conhecido desde então como The Fifth Smith.
Depois de deixar os Smiths, Gannon juntou-se às bandas The Adult Net e Blue Orchids. Ele se reuniu com Morrissey em seu show solo de estreia e nos singles de 1989 "The Last of the Famous International Playboys" e "Interesting Drug", mas naquele mesmo ano ele processou Morrissey e Johnny Marr por não pagamento de salários. A questão foi resolvida em um acordo fora do tribunal.
Em meados da década de 1990, ele estava na formação inicial do Black Grape e tocou guitarra com muitos outros artistas, incluindo Terry Hall, Roddy Frame, Alison Moyet. Ele também foi convidado para se juntar a James Kirk da Orange Juice e a banda Memphis de Steven Daly. Em 2014, Gannon foi convidado para tocar com The Specials, mas recusou.