No dia 30 de julho de 2001 era lançado I Feel Loved, single do álbum Exciter do Depeche Mode. Você confere essa e outras faixas do Depeche Mode na programação da FWR.
Em 2002, a canção foi indicada para dois prêmios Grammy.
Martin Gore disse à MTV Europa sobre a música: "Vou tentar explicar [a letra] para você. Sabe quando você se sente ... absolutamente um merda? E você se sente o pior que já sentiu na vida? E então, de alguma forma, você pensa: O universo deve gostar de mim, por me fazer sentir assim? [risos]" .
Martin Gore disse na edição de maio de 2001 da Keyboard Magazine:
"I Feel Loved tinha um tema dançante. Já estava sugerindo uma coisa de pista. Mas quando eu realmente fiz a demo, acho que era cerca de 109 batidas por minuto, e Mark acelerou para 128. Pegamos um tocador de percussão e acabou soando como Hamilton Bohannon [risos]. Mesmo que a música básica seja bastante semelhante [à demo], definitivamente assumiu um significado diferente. Além disso, Mark adicionou o excelente Mercury. Existem todos esses ótimos sintetizadores virtuais no momento, mas o Mercury é fantástico. Mark o usou para obter aquele som agressivo e rosnado por cima, que realmente o levou a outro lugar".