Em agosto de 1987 era lançado The One I Love, single do álbum Document do R.E.M. Você confere essa e outras faixas do REM na programação da FWR.
A música atingiu o oitavo lugar na parada Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e mais tarde o 16º lugar na parada de singles do Reino Unido. A faixa foi incluída no excelente disco Document, também lançado em Agosto de 1987.
Muitas vezes interpretada erroneamente como uma canção de amor, a faixa é exatamente o oposto. Michael Stipe descreve essa música como sobre usar pessoas repetidamente. É enganoso porque poderia ser uma canção de amor até a linha, "Um adereço simples para ocupar meu tempo".
A letra não é baseada em nenhuma pessoa ou evento real. A banda inventou as letras enquanto estavam em turnê.
Por um tempo, Stipe achou que essa era uma música muito brutal para gravar. Ele disse à revista Q em 1992: "Provavelmente é melhor que eles pensem que é uma canção de amor neste momento. Essa canção surgiu de algum lugar e eu a reconheci como sendo realmente violenta e horrível. Mas não foi dirigida a nenhuma pessoa. Eu nunca escreveria uma música assim. Mesmo se houvesse uma pessoa no mundo pensando, essa música é sobre mim, eu nunca poderia cantá-la ou lançá-la ... Eu não queria gravar isso, pensei que era muito, muito brutal. Eu acho que há o suficiente dessa feiura por aí".